Dom Afonso Henriques e a Historia de Portugal

 
Dom Afonso Henriques
Dom Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, nasceu em 1109 em Coimbra e faleceu em 1185 na Galiza. Era filho do Conde Henrique de Borgonha e de Dona Teresa. Criado por Soeiro Mendes de Souza e sua mulher no Condado Portucalense  teve uma nobre educação no aspecto político e  com isto se tornou um elemento congregador e legitimador. No ano de 1120 junto com Dom Paio Arcebispo de Braga, assumiu uma posição política contraria a de sua mãe, que apoiava os Travas, e em virtude de sua posição foi obrigado a emigrar junto com Dom Paio, e no ano de 1122 se armou cavaleiro na Catedral de Zamora e no seu retorno ao Condado em 1128 se defrontou e venceu as hostes de Fernão Peres de Trava na Batalha de São Mamede assumindo o governo do condado com o objetivo de firmar a independência. Para tal definiu uma política baseada na defesa de seu condado contra Leão e Castela ao norte e Leste e contra os Mouros ao sul, negociou com a Santa Sé no sentido de ver reconhecida a independência de seu reino e de conseguir a autonomia plena da igreja portuguesa.
 
 
Dom Afonso Henriques fundou o Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra.

No ano de 1131 erigiu diversos castelos onde se destaca o de Leiria em 1135 sendo um dos pontos estratégico para o desenvolvimento da reconquista.








Em 1137 venceu os leonenses em Cerneja, e no ano de 1139 venceu a Batalha de Ourique contra os Mouros quando passou a intitular-se rei e no de 1143 prestou vassalagem a Santa Sé e na reunião de Zamora foi reconhecida a sua realeza por Dom Afonso VII de Leão, porém só em 1179 com a Bula Manifesti Probatum do Papa Alexandre III foi que designou Dom Afonso Henriques como rei concedendo-lhe o direito de conquistar territórios Mouros para alargamento do seu território. Em 1147, Dom Afonso Henriques conquistou a Cidade de Santarém e Lisboa e com a ajuda de cruzados tomou as cidades de Almada e Palmela que se entregaram sem lutar.


 

Conquista de Santarém - 1147